Uma antiga tumba de quase quatro mil anos foi descoberta totalmente alagada na região de Gebel el-Silsila, próxima ao Rio Nilo, no Egito. De acordo com os arqueólogos, o local serviu como túmulo para cerca de 60 pessoas, porém, as expedições por relíquias antigas continuam já que as escavações foram muito prejudicadas pela grande quantidade de água.


A tumba foi descoberta há quase dois anos e, desde então, a equipe trabalha para encontrar artefatos antigos no local. São duas câmaras preenchidas com água salgada vinda de uma nascente natural. Para escavá-las, os arqueólogos precisam usar bombas que removem uma quantidade de água suficiente para que consigam sentar no chão e mexer na lama em busca de ossos e antiguidades.


"Na verdade, estamos sentados nessa sopa, por assim dizer, de restos humanos", disse John Ward, diretor assistente da missão que é comandada por sua esposa, Maria Nilsson. "Você não pode enxergar o que há na água, então tudo é feito pelo toque."


A região:


Gebel el-Silsila fica em uma parte estreita do Rio Nilo, a 65 quilômetros ao norte da cidade de Aswan. Ela foi uma importante pedreira que data da 18ª dinastia do Egito, há cerca de 3,5 mil anos.A região.

fonte: Tumba alagada de quase 4 mil anos é encontrada no Egito - Revista Galileu | Arqueologia (globo.com)