A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, resgatou uma tartaruga verde na Praia de Imbetiba, nesta quarta-feira (26), após ser acionada por uma funcionária da Petrobras. O animal foi encontrado agonizando próximo às pedras do píer da estatal. Após o resgate, a tartaruga foi conduzida para receber cuidados especiais no Centro de Tratamento Animal (CTA).


De acordo com o coordenador de Fauna e Logística da secretaria de Ambiente, Fernando Barreto, é possível que a tartaruga tenha ingerido plástico.


"Os animais normalmente não conseguem diferenciar lixo de comida, então eles se asfixiam ou terminam com o estômago cheio de plástico e morrem de fome. Nossa expectativa é que o CTA consiga fazer com que a tartaruga sobreviva. É importante que a população se conscientize", destacou Fernando.


O Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, aproveitou a ocasião para pontuar sobre o descarte de lixo correto e consciente. "Assim como o plástico, outros tipos de lixo podem ser muito prejudiciais à fauna local. Para que isso não aconteça, o recomendado é jogar lixo sempre no lixo, manter as ruas e os rios limpos e, no caso dos plásticos que carregam latinhas, o melhor a fazer é cortar os anéis para evitar que qualquer animal fique preso neles", destacou o secretário.


Para resgate de animais, a secretaria atua em conjunto com a Guarda Ambiental e com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os chamados devem ser realizados por meio dos contatos: (22) 27721810 - Secretaria de Ambiente e 08000262828 - Centro de Tratamento Animal (CTA).

fonte: Prefeitura Municipal de Macaé (macae.rj.gov.br)