Contagem regressiva para a volta às aulas nesta segunda-feira (7) e a Coordenação Geral de Educação Infantil estabeleceu as orientações pedagógicas para todas as escolas iniciarem o ano letivo 2022 com a semana do acolhimento, as diretrizes para os períodos de adaptação das crianças, a carga horária dos profissionais em suas funções e todas as informações necessárias para um retorno seguro. As crianças de 5 anos (Pré II) e as de 4 anos (Pré I) voltam às aulas nesta segunda (7). Já as de 3 anos (Maternal II) e 2 anos (Maternal I) retornam na próxima segunda-feira (14). O período de adaptação e os horários de atendimento estão definidos pela Superintendência Pedagógica.

Nesta semana, entre os dias 7 e 11, as escolas que atendem em horário parcial (Pré I e II) funcionarão entre 7h30 e 9h30 e das 13h às 15h. As escolas que têm horário integral das 7h30 às 9h30. Na próxima semana, entre 14 e 18 (Maternal I e II /Pré I e II), as escolas continuarão no mesmo horário. Já na semana de 21/02 a 25/02 (Maternal I e II / Pré I e II), será das 7h30 às 10h30 o 1° turno, e das 13h às 16h o 2° turno. Alunos de horário integral, das 7h30 às 14h30. O horário passa a ser normal no mês de março, na semana de 07/03 a 11/03 (Maternal I e II /Pré I e II), com o 1º turno das 7h30 às 11h30, 2º turno das 13h às 17h e nas unidades de tempo integral das 7h30 às 16h30.


A Coordenadora de Educação Infantil, Roberta Siqueira, ressalta a importância deste período para que as crianças retornem ao espaço escolar de maneira gradual com muito acolhimento. “Apesar de tantas incertezas e inseguranças, muitas expectativas rodeiam o ambiente escolar, visto que o período de adaptação é um momento importante de transição em que a criança vai se conhecendo e se habituando a uma nova rotina longe da família”.


Algumas dessas crianças até então, só participaram de encontros não presenciais, conhecendo alguns colegas e a professora por uma janela virtual, que por mais esforços que todos tiveram havia um distanciamento. Além disso, algumas delas estão chegando à escola pela primeira vez.


“Estamos retornando de um momento atípico e mesmo com nossas inseguranças e expectativas nos fortalecemos enquanto equipe diante das dificuldades. Aprendemos juntos a vencer obstáculos, criar estratégias e ações importantes para dar continuidade a Educação Infantil que acreditamos. Contamos com os gestores escolares, para que 2022 seja um ano de acolhimento, recomeço e parceria, sempre na garantia do direito a uma educação de qualidade para todos”, pontuou a Superintendente Pedagógica, Mariana Duarte.


A Secretária Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, explicou que todas as escolas municipais de Educação Infantil possuem um período de adaptação especial no início do ano letivo, visando atender a necessidade específica da faixa etária e do momento que estamos vivendo.


A secretária de Educação, Eliane Araújo, lembra que o acolhimento, a escuta e receptividade devem se fazer presentes em todos os dias letivos e que é fundamental seguir as orientações sobre a continuidade de uso dos protocolos sanitários vigentes.


O horário gradual foi estabelecido para toda rede de Educação Infantil, a partir da Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

fonte: Prefeitura Municipal de Macaé (macae.rj.gov.br)