Com o intuito de reforçar os estoques de bolsas de sangue no período pré-Carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde de Macaé convoca a população para que compareça ao local para fazer sua doação. A unidade necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos, mas neste momento, o estoque do sangue O negativo, encontra- se em estado crítico.


O hematologista da unidade, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, ressalta que, nos períodos de feriados prolongados, há um aumento na solicitação de bolsas de sangue para transfusões. "Com o maior fluxo de veículos nas estradas e ocorrência de acidentes, a demanda por bolsas cresce, enquanto as doações diminuem", enfatiza o especialista, lembrando que o sangue O negativo é o mais utilizado nas emergências.


Para manter os estoque dentro do limite satisfatório, é necessária a regularidade da doação. A assistente social da Hemoterapia, Karla Ferreira acrescenta que sempre é tempo de doar. "É preciso pensar no coletivo, pois com o estoque regular podemos atender a todos, mantendo as cirurgias eletivas, e não só os pacientes graves e politraumatizados", frisou.


Depois que fez a primeira doação, em 2017, para ajudar um amigo, Edson Ribeiro, 27 anos, se tornou um doador regular. A cada três meses ele procura o Serviço Municipal de Hemoterapia e faz sua doação. "Além de ser doador fiel, procuro sempre incentivar meus amigos e familiares. Todo mundo pode ajudar o próximo e doar sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas", pontuou.


Já a dona de casa, Jaiany Xavier, fez sua primeira doação. "Sempre pensei em doar, mas nunca tomava a iniciativa. Agora como tem uma pessoa da família precisando de transfusão vim doar, mas não quero parar por aqui", afirmou.


Agendamento



Para facilitar o acesso dos doadores, o Serviço Municipal de Hemoterapia mantém um agendamento eletrônico, por meio do site oficial da prefeitura (www.macae.rj.gov.br), na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação. Cada doador pode salvar quatro vidas.


O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município, além das cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu. Pessoas em boas condições de saúde devem comparecer à unidade e, após uma triagem, é realizada a captação.


Para doar


Para fazer sua doação basta estar bem de saúde; ter entre 16 e 60 anos; sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito; apresentar documento de identidade; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para Aids; não ser usuário de drogas; não estar grávida e nem amamentando.


O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone para contato é (22) 2796-1756.

fonte: Prefeitura Municipal de Macaé (macae.rj.gov.br)