Com mais de 20 dias de funcionamento, o Cras do Lagomar bateu recorde em atendimento. Desde a sua inauguração, no último dia 31, até agora, cerca de 900 pessoas procuraram obter informações sobre os serviços oferecidos naquele Centro de Referência da Assistência Social, o que significa 2,57 % de uma população formada por mais de 35 mil pessoas em sua área de abrangência: os bairros Lagomar, Engenho da Praia e Assentamentos Celso Daniel, Oswaldo de Oliveira e Edson Nogueira.


Com uma super população ao seu redor, o Cras do Lagomar, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, tem a responsabilidade social de ofertar serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é ampliar a rede de assistência à população, garantindo que essas unidades de referência estejam próximas da casa das pessoas que mais precisam do nosso acolhimento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso.


Segundo a coordenadora do Cras Lagomar, Orcilea Baeta, desse universo, 85 pessoas foram encaminhadas para inclusão e 46 para atualização cadastral no CadÚnico, quatro foram encaminhadas para o BPC - Benefício de Prestação Continuada (da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS) que garante um salário mínimo por mês a pessoa com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa, e 93 tiveram atendimento técnico (assistente social).


Ela explicou que nos últimos dias, o corpo técnico do Cras Lagomar repassou informações acerca do Auxílio Brasil (Governo Federal), ticket alimentação (cartão Petrobras) e outros benefícios. “Recebemos ainda, visitas de alguns técnicos que fazem parte da rede de saúde (UPA) e representantes da associação de moradores do Bairro Lagomar”, ressaltou.


O Cras do Lagomar é a oitava unidade pública a concretizar o direito socioassistencial do cidadão. As outras sete unidades estão localizadas nos bairros do Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde.

fonte: Prefeitura Municipal de Macaé (macae.rj.gov.br)