Levando em conta o desenvolvimento urbano e social, que acarretou na necessidade de atualização e organização do transporte urbano coletivo, a Prefeitura de Macaé divulgou itinerários e serviços visando melhorar o atendimento aos usuários. O conteúdo foi publicado no Diário Oficial do Município, por meio da Resolução nº 001/2022, da Secretaria de Mobilidade Urbana, nesta semana. A última vez que o município fez uma atualização das linhas de ônibus foi em 2007, ou seja, há 15 anos. Esse é um passo importante para a população ter todos os serviços de linhas publicado oficialmente.


Com essa medida, a gestão municipal passa a ter mais poder de cobrança e a fiscalização pode atuar de forma mais efetiva. O não cumprimento das medidas que compõem a resolução, por parte da concessionária, gerará multa contratual.


"Essa é mais uma medida para melhorar o atendimento no transporte, enquanto agilizamos a nova concessão do serviço. Com isso, publicado oficialmente, conseguimos cobrar mais a empresa por um serviço melhor. Na resolução, o município atualiza os itinerários e serviços que a demanda populacional vem apontando na retomada das atividades presenciais. Teremos o serviço ‘Rápido’ nas linhas que têm mais demanda, regulado e com previsão de horários, para agilizar o atendimento e serviço aos passageiros. Além disso, estabelecemos as nomenclaturas e simbologias de todas as 57 linhas operacionais e serviços complementares do município", informou o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.


O serviço de linhas "Rápido" passa a ser ofertado à população nas linhas de maior demanda: T11 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos); T111 (Terminal Lagomar x Terminal Central); T23 (Terminal Lagomar x Cavaleiros Firmas, via Linha Azul); T41 (Terminal Cehab x Cavaleiros Firmas, via Viaduto) e A73 (Engenho da Praia x Terminal Central, via Barreto).


A nomenclatura operacional das outras 52 linhas que atendem o município, com seus respectivos itinerários, também consta da Resolução nº001/2022.


A concessionária deverá fornecer, semanalmente, à Secretaria de Mobilidade Urbana, um relatório contendo os dados operacionais de liberação dos veículos com a programação operacional por linha.


"Até mesmo para a próxima licitação essa resolução é importante, para garantir uma melhor distribuição das linhas. Lembrando também que a resolução não é definitiva, havendo necessidade de readequação, a secretaria providenciará. O mais importante é que estabelecemos as linhas de serviços rápidos para melhor atender a demanda da população. O transporte é direito de todos e nossa obrigação", pontuou o coordenador de Transportes, Luiz Carlos Moreira.

fonte: Prefeitura Municipal de Macaé (macae.rj.gov.br)