Muitos não sabem, mas o Código do Consumidor também contempla plataformas digitais como o WhatsApp. Por isso, existem certas condições para o funcionamento. 


Dessa forma, o usuário pode ser prejudicado se o app cair. Por exemplo, a perda de registros configura certo constrangimento caso faça parte de uma conversa envolvendo assédio. 


Neste sentido, se de alguma forma a instabilidade do WhatsApp afetar o envio e o recebimento de mensagens ou seu armazenamento em backup, saiba que é possível processar a Meta, empresa responsável pelo app. Porém, será necessário apresentar provas para que os juízes avaliem se a ocorrência gerou mesmo algum prejuízo. 

Quando perdem vendas ou têm seus serviços comprometidos, as empresas costumam indenizar o WhatsApp. Contudo, esta ação não é tão fácil, já que é preciso comprovar o fato com muita precisão. 

Assim, todos os recursos são analisados por profissionais qualificados para aferir se as reclamações têm fundamento ou apenas uma causalidade simples. Dessa forma, lembre-se que a queixa deve ser feita imediatamente após o problema e é importante ter o máximo de provas, que com certeza te ajudarão muito. 


Por fim, saiba que são os juízes que determinam as consequências que o WhatsApp sofrerá diante da comprovação de que o usuário foi prejudicado. Inclusive, depoimentos, capturas de tela e rastreamento do histórico do servidor auxiliam no julgamento. O valor da multa também é decidido conforme a gravidade da situação. 




Fonte: https://www.r7.com/